13/05/2011

Sobre giros

Esse tema é bastante polêmico e faz voltar àquela discussão chata sobre "parkour não tem giro", "se tem giro é freeruning", etc etc. E essa postagem é justamente para analizar os giros além da estética.

Falando por experiência própria, acredito que adotar movimentos acrobáticos pode trazer ganhos consideráveis ao traceur e que serão muito úteis em um percurso. Mas não estou dizendo que as acrobacias em si devem ser usadas, porque em um percurso podem sim ser classificadas como "movimentos inúteis" e "meramente estéticos". Digo que os ganhos com o treinamento acrobático podem contribuir para o aprimoramento das técnicas de parkour.

Mas que ganhos são esses afinal?

Desde que comecei a treinar giros, tenho notado mudanças em minhas habilidades.
Mais velocidade, flexibilidade, altura nos saltos, impulso e até melhora nos reflexos são os pontos onde percebi melhoras. E tudo isso tem permitido que eu realize percursos cada vez mais rapidos e fluidos. Sem falar que me ajudou a sair do platô que eu estava a um tempo atrás.

Sei que muitos pensam que giros são 100% inúteis, mas se usados da maneira certa (como treinamento secundário para aprimoramento da velocidade, flexibilidade, impulso e reflexos) eles podem sim mostrar um lado útil.

É tudo uma questão de saber a hora em que os giros ajudam ou atrapalham.
Sempre avançando!

Um comentário: