Definição de Parkour


A pedidos de uma leitora do blog que ainda é leiga quando o assunto é parkour, eu dedicarei esse post para poder tentar definir o que é parkour visto de uma óptica mais simples e menos subjetiva.

Parkour (variação do francês "Parcours", que significa Percurso) ou L'art du Déplacement (literalmente, Arte do Deslocamento) encontra sua origem na França, país dos criadores da prática, que são David Belle, Sébastien Foucan e os outros membros fundadores do Parkour. A escolha do nome "Parkour" também se deve a um método de treinamento militar, o "parcours du combattant" (percurso do combatente) proposto por Georges Hébert, que foi um esportista e educador físico francês. O "parcours du combattant" utilizava o Método Natural de Educação Física, que desenvolve as habilidades naturais do homem para facilitar a sua sobrevivência no ambiente em que vive. Ele divide as principais habilidades naturais do homem da seguinte forma: caminhar, correr, saltar, escalar, quadrupediar, equilibrar, carregar e arremessar coisas, lutar e nadar. É do Método Natural que vêm as máximas muito aplicadas na filosofia do Parkour: "Ser forte para ser útil" e "Ser e durar".

A atividade física conhecida como Parkour é dificil de ser categorizada e até ser explicada, pelo fato de ser algo inovador, extremo e mais que tudo útil a todos os seres humanos. Parkour é a arte de superar os obstáculos físicos quaisquer e também os obstáculos psicológicos, como medo, preguiça, vergonha, tédio, etc. Nunca se sabe quando sua vida dependerá das suas habilidades e com o Parkour, você estará sempre preparado para qualquer situação. Assim como as artes marciais, o Parkour garante ao praticante, com muito treino, o auto-conhecimento, força, velocidade, agilidade, destreza, concentração, raciocínio rápido, bons reflexos, entre outras habilidades.

O praticante de Parkour é conhecido pelo termo "Traceur", e a praticante como "Traceuse". Esses substantivos são derivados do verbo em francês "tracer", que significa traçar. A escolha do verbo se justifica pelo fato do praticante "traçar" o percurso que deseja fazer da forma mais eficiente que se encaixa dentro dos objetivos do traceur.

Assim como toda atividade intensa, o Parkour oferece vários riscos de lesão ao praticante desatento, por isso é sempre importante a presença de outro praticante experiente para lhe ajudar no pior dos casos e lembre-se faça somente o que seu corpo permite e por sua própria conta e risco. Devemos agir sempre com cautela, respeitar as nossas limitações, respeitar o ambiente em que treinamos, as pessoas em nossa volta e ter sempre muita concentração e auto-conhecimento para que o universo conspire ao nosso favor, minimizando as chances de acidentes.

Esses são os nomes de alguns movimentos do Parkour (os termos predominantemente em francês, devido a origem da prática):
  • Saut de chat
  • Saut de bras
  • Demitour
  • Precision
  • Láchê
  • Planche
  • Equilibre
  • Franchissement
  • Quatrupedia
  • Passe muraille
  • Saut contraire
  • Saut de fond
  • Tic-Tac
  • Rolamento
  • Saut de détente, etc
Existem muitos grupos e associações de Traceurs pelo mundo inteiro, em diversos níveis da arte do deslocamento. Citarei aqui alguns deles e seus respectivos sites:
E também não deixe de assistir a esses filmes que representam e muito bem o Parkour:
  • B-13 - 13º distrito
  • B-13 Ultimato
  • 007 - Cassino Royale
  • Ong Bak
(Note que o ator principal do filme B-13 é David Belle, um dos criadores da arte).

A Associação Brasileira de Parkour (ABPK) divulgou o Manifesto Parkour (download), que é "um documento que visa esclarecer conceitos e definições sobre a prática para que fique claro e transparente a forma pela qual promoveremos nossas atividades". O Avancé Parkour Équipe apóia o Manifesto e pretende ajudar na sua divulgação. Segue abaixo uma reprodução do mesmo:

"Parkour
Manifesto, Conceitos e Definições Adotados pela ABPK


A ABPK, procurando proporcionar maior entendimento e transparência, manifesta-se neste documento, esclarecendo os conceitos e definições que entende como Parkour, os quais reconhece e procura defender e/ou promover em suas iniciativas e atividades.


O Parkour surgiu na década de 80, em Lisses, na França, criado por David Belle, um ex-militar e bombeiro, que adaptou técnicas militares de deslocamento e treinamento a qualquer ambiente. A prática consiste em movimentar-se livremente de um ponto a outro, utilizando apenas o corpo como ferramenta.


A ABPK entende como Parkour o conceito original, concebido e difundido pelos pioneiros da atividade:


"Parkour é a prática corporal e fenômeno cultural, que se desenvolveu a partir do princípio de se deslocar de um ponto a outro, de forma rápida, segura e eficiente, utilizando apenas o corpo como ferramenta, como disseminado por David Belle".*
(ABPK 2011)
*Definição oficializada pela associação para fins de divulgação da prática e conrole interno de suas ações.
  • Trata-se de disciplina corporal não competitiva, cujo objetivo é avançar em um percurso qualquer através de técnicas de deslocamento - correr, saltar, escalar, etc. adaptada para maior eficiência. 
  • Uma forma de fortalecimento consciente e progressivo, com base no treinamento físico - alicerce para o treinamento técnico e mental -, fundamentado na autopreservação e no desenvolvimento continuado. Portanto, a proteção à integridade física e à manutenção da longevidade saudável são partes inseparáveis da rotina de treinamento. 
  • O Parkour procura desenvolver plenamente seus praticantes através da auto superação, assim, a cultura ao treinamento árduo beneficia não apenas a forma física, mas passa a integrar a essência do praticante, gerando um ser humano completo, físico, mental e socialmente. 
  • Trata-se de uma disciplina, pautada na evolução pessoal, sendo as tentativas/iniciativas de esportivização (instituição de regulamento, competições ou campeonatos, criação de clubes, times ou equipes rivais) incoerente. Assim não reconhecemos o Parkour como um esporte dentro desses critérios. 
  • Igualmente, o Parkour não pode ser classificado como esporte radical ou de aventura. O foco concentra-se no desenvolvimento seguro e gradual das habilidades, no julgamento das situações e na autonomia do indivíduo. 
  • Intrínsecas à prática e à cultura do Parkour, existe uma ideologia pautada em valores de altruísmo e liberdade, promovendo a solidariedade, o não preconceito e o respeito mútuo. 
Assim sendo, a ABPK posiciona-se favorável a praticantes e/ou entidades que resolvam promover a prática desde que compartilhem, defendam e apliquem os conceitos e definições aqui reconhecidos como Parkour de forma positiva perante a sociedade."

Espero que tenha contribuído na divulgação da boa imagem da arte do deslocamento e ao tentar definir essa prática sempre útil e fascinante. Caso tenha ainda algumas dúvidas acerca do Parkour, sinta-se à vontade em nos perguntar na seção comentários dos nossos posts.
Sempre avançando!

2 comentários:

  1. muito legal eu ja fasso parkour a um tempo sou de pitangui sou iniciantes valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes que você gostou do blog! Esperamos que o blog te ajude a crescer no Parkour! =D
    Sinta-se a vontade em nos perguntar qualquer coisa. Tentaremos ajudá-lo no que pudermos.
    Abraços,
    Avancé Parkour Équipe

    ResponderExcluir