28/05/2011

Equilibrio é a chave!

Equilíbrio é uma das habilidades que considero mais importantes para um traceur.

Você pode ser rápido, pode ser forte, mas se não há equilíbrio (nos mais variados sentidos), não está completo!
Em uma precisão ele é mais que essencial, porque dependendo do local em que é feita, um erro na cravada pode ser fatal.
Também um planche, por exemplo, se não é feito de forma alinhada e com certo "equilíbrio muscular", não será satisfatório, podendo lesar o praticante e diminuir o flow.
E até mesmo o equilíbrio mental, que permite fazer as escolhas corretas e mais seguras durante o percurso.

"Como vai se mover se não consegue ao menos ficar parado?!?"

São poucos os que se movem com perfeição sobre barras e pontos pequenos, porque é algo que demanda tempo de treino e constante apuração.

No meu início, treinava mais equilíbrio que qualquer outra coisa, porque tinha medo de ir pra rua treinar sozinho e ficava em casa treinando equilíbrio. Era a única coisa que dava pra fazer.
Mas depois que peguei confiança e passei a treinar sozinho nas ruas, deixei o equilíbrio de lado e me dediquei a outras coisas como passadas e escaladas.
Com isso fui ficando cada vez mais "desequilibrado" e hoje sou terrível nisso!
Mas já estou de volta aos antigos treinos de equilíbrio e para mim nada é mais importante. É uma prioridade!
Sei como faz falta e posso dizer que é terrível você estar num dos percursos mais perfeitos da sua vida e não conseguir cravar uma precisão no meio do caminho (isso aconteceu dois dias atrás), o que acaba com sua felicidade e te obriga a fazer tudo de novo.

Equilíbrio é sinal de controle.
Por isso treine, treine e treine!
(é o que estou fazendo)
Daí treine e treine de novo!

E se seu equilíbrio já é bom, lembre-se de focar no que não é bom, sem deixar o treinamento anterior de lado.

"Não basta ser bom, tem que ser perfeito!"

Sempre avançando!

2 comentários:

  1. Oi Gabriel,
    passei para conhecer o blog, tá muito bacana, parabéns a todos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Licínio!
    Fico feliz por isso e agradeço em nome de todos.
    Abração!
    PS.: Estou seguindo o seu blog "Daqui de Pitangui", gostei muito!

    ResponderExcluir