18/03/2011

Traceur vs. bandido

Ontem, no meu trabalho, tive notícia, por parte de um cliente, que a polícia havia perseguido (a pé) dois mal elementos no centro da cidade. Logo soube que havia sido, específicamente, bem próximo ao principal pico que usamos para treinar.

Moramos em uma cidade pequena, e essa cena de polícia perseguindo bandido (ainda mais a pé) não é comum. E quando acontece é o maior alvoroço.

Particularmente, isso me preocupou muito, não só pelo fato da polícia não ter conseguido prender os bandidos, mas por ter ocorrido perto de um pico de treino, onde as pessoas que transitam por lá e, principalmente as que moram ao lado, nos conhecem como "os-meninos-que-praticam-o-tal-de-parkour".
Inevitavelmente todos veem o que nós fazemos, e depois do ocorrido, nada os impede de pensar mal e olhar com desconfiança.

Detalhe que de tempos para cá, depois da entrevista para jornal e rádio, e por simples observação da população, conseguimos mostrar que nós traceurs não oferecemos mal algum e que realmente não estamos fazendo nada de errado.Fomos sendo mais compreendidos, quebramos a maior parte do preconceito e conseguimos mais respeito.

Infelizmente...

"É mais fácil destruir do que construir!"

 E se o ocorrido influenciar em alguma coisa?
Como o retorno de todo o preconceito ou a tomada de alguma atitude por parte das autoridades?
 Isso me preocupa!


P.S.: uma reflexão... pessoalmente não acho que o Parkour possa ser usado por bandidos porque eles não estão nem aí pra técnica e disciplina. Eles estão tão ocupados se destruindo com suas drogas que nem ligam para treino. Eles não têm capacidade física, eles não têm moral, eles não têm técnica para parkour.

Um bandido pulando muro...
Uma criança pulando muro...
Um traceur pulando muro...
São completamente diferentes.

Pena que as pessoas não veem isso!




Sempre Avançando!

Um comentário:

  1. E o chato é que um momento rápido ou um exemplo simples de nagtividade muitas vezes joga fora um trabalho de muito tempo (como é o caso do reconhecimento do Parkour).

    ResponderExcluir