07/12/2011

Manifesto Parkour (ABPK)

A Associação Brasileira de Parkour (ABPK) divulgou há pouco tempo um documento que é de interesse de todos os traceurs em seu site (www.abpk.org.br): o Manifesto Parkour. Segundo a mesma, é "um documento que visa esclarecer conceitos e definições sobre a prática para que fique claro e transparente a forma pela qual promoveremos nossas atividades".

O Manifesto ainda não foi registrado em cartório e a ABPK disponibilizou seu download para fins de consulta (clique aqui para baixá-lo). Nele, consta os conceitos e definições do Parkour, adotados pela ABPK. "Seria interessante que qualquer crítica, sugestão, acréscimo, subtração e opinião fosse direcionada a diretoria". Isso pode ser feito por email (diretoria@abpk.org.br) ou por meio da sessão "Comentários" da postagem original (postagem original).

O Avancé Parkour Équipe apóia o Manifesto e pretende ajudar na sua divulgação. Segue abaixo uma reprodução do mesmo:

"Parkour
Manifesto, Conceitos e Definições Adotados pela ABPK

A ABPK, procurando proporcionar maior entendimento e transparência, manifesta-se neste documento, esclarecendo os conceitos e definições que entende como Parkour, os quais reconhece e procura defender e/ou promover em suas iniciativas e atividades.

O Parkour surgiu na década de 80, em Lisses, na França, criado por David Belle, um ex-militar e bombeiro, que adaptou técnicas militares de deslocamento e treinamento a qualquer ambiente. A prática consiste em movimentar-se livremente de um ponto a outro, utilizando apenas o corpo como ferramenta.

A ABPK entende como Parkour o conceito original, concebido e difundido pelos pioneiros da atividade:

"Parkour é a prática corporal e fenômeno cultural, que se desenvolveu a partir do princípio de se deslocar de um ponto a outro, de forma rápida, segura e eficiente, utilizando apenas o corpo como ferramenta, como disseminado por David Belle".*
(ABPK 2011)
*Definição oficializada pela associação para fins de divulgação da prática e conrole interno de suas ações.

  • Trata-se de disciplina corporal não competitiva, cujo objetivo é avançar em um percurso qualquer através de técnicas de deslocamento - correr, saltar, escalar, etc. adaptada para maior eficiência.
  • Uma forma de fortalecimento consciente e progressivo, com base no treinamento físico - alicerce para o treinamento técnico e mental -, fundamentado na autopreservação e no desenvolvimento continuado. Portanto, a proteção à integridade física e à manutenção da longevidade saudável são partes inseparáveis da rotina de treinamento.
  • O Parkour procura desenvolver plenamente seus praticantes através da auto superação, assim, a cultura ao treinamento árduo beneficia não apenas a forma física, mas passa a integrar a essência do praticante, gerando um ser humano completo, físico, mental e socialmente.
  • Trata-se de uma disciplina, pautada na evolução pessoal, sendo as tentativas/iniciativas de esportivização (instituição de regulamento, competições ou campeonatos, criação de clubes, times ou equipes rivais) incoerente. Assim não reconhecemos o Parkour como um esporte dentro desses critérios.
  • Igualmente, o Parkour não pode ser classificado como esporte radical ou de aventura. O foco concentra-se no desenvolvimento seguro e gradual das habilidades, no julgamento das situações e na autonomia do indivíduo.
  • Intrínsecas à prática e à cultura do Parkour, existe uma ideologia pautada em valores de altruísmo e liberdade, promovendo a solidariedade, o não preconceito e o respeito mútuo.
Assim sendo, a ABPK posiciona-se favorável a praticantes e/ou entidades que resolvam promover a prática desde que compartilhem, defendam e apliquem os conceitos e definições aqui reconhecidos como Parkour de forma positiva perante a sociedade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário